17 de junho de 2024

 

Webinar 28 em 1 | Descubra como centralizar e automatizar suas Guias estaduais e federais em uma única solução.

A notícia em questão dispõe sobre que o pagamento do ICMS DIFAL que será cobrado na entrada do bem no Estado, somente se o destinatário contribuinte estiver com irregularidade cadastral ou fiscal.

Por meio do Decreto 39.141/2024, assinado pelo Governador Carlos Brandão no último dia 7 de junho, o Estado do Maranhão alterou o Regulamento do ICMS do estado para modificar os parágrafos 2º e 3º do art. 69, que trata do pagamento do ICMS pelos contribuintes sujeitos à apuração por período.

Os dispositivos alterados tratam do momento em que é devido o diferencial de alíquota nas entradas interestaduais de bens e mercadorias para o ativo fixo e o consumo, pelas empresas maranhenses contribuintes do ICMS.

Precisa de apoio para adequar os seus sistemas fiscais e ERP às mudanças legais? Entre em contato com a Standard.

 

Pela regra anterior, na hipótese de entrada de bens e serviços oriundos de outras unidades federadas e destinados a ativo fixo ou consumo, o pagamento do ICMS, relativo ao diferencial de alíquota, seria no momento da entrada do bem neste Estado.

Com a mudança, o pagamento do ICMS DIFAL será cobrado na entrada do bem no Estado, somente se o destinatário contribuinte estiver com irregularidade cadastral ou fiscal.

Também estão sujeitos ao pagamento do DIFAL na entrada, o produtor rural pessoa física não obrigados à emissão de NF-e e a entrega da DIEF.

Fonte: www.legisweb.com.br

 

Dê hoje o primeiro passo para a transformação digital da sua empresa

entre em contato CONOSCO

Nosso foco é o seu foco

Todos os direitos reservados a standardit ® 2022 by Idealiz